Hoje partilho um baralho de cartas que foi originalmente construído por mim para a minha avó quando ela deixou de conseguir ver os baralhos de cartas normais. Como não encontrei no mercado nenhum baralho otimizado para baixa visão, desenhei eu cada uma das cartas e pedi á minha irmã a artista Julia Barata que fizesse um desenho para a parte de trás do baralho, como presente de natal para a minha avó. Assim voltou a ser possivel jogar ás cartas em família.
Ao falar do projeto com outras pessoas, apercebi-me que várias pessoas gostariam de ter um baralho adaptado para baixa visão, umas por estarem a perder a visão por motivos de doença, outras com a idade tinham mais dificuldades em ver, e deixar de jogar ás cartas fazia-as perder uma componente importante da socialização.
Então surgiu a ideia de introduzir o braile a par com a baixa visão, para incluir os cegos e para quem está a perder a visão e a ter que aprender braile ter uma forma lúdica de se ir familiarizando com os números e de algumas letras em braile. Com este passo apercebi-me que não havia nenhum baralho de cartas em braile em português no mercado, havia baralhos em inglês e se alguém queria um em português, tinha que encomendar especificamente a alguém para fazer, o que fica caro. Segundo os Censos de 2021 3,5% da população portuguesa tem dificuldades de visão ou é cega. Assim surge uma edição exclusiva de baralhos de cartas para este Natal limitada a 50 baralhos.
Se quiserem oferecer um baralho este natal podem fazer a encomenda através do link:
Commenti